Olá pessoal!
O assunto abordado hoje trata-se de uma interação medicamento-alimento.
Como sabemos, nas interações medicamentosas o uso concomitante de alimento com medicamento pode ser benéfico para o efeito de um fármaco, como também pode acarretar em um série de reações e complicações no organismo do paciente.
Foi escolhido comentar aqui nesse texto, uma substância encontrada em alimentos que faz um estrago enorme quando é utilizado numa classe específica de antidepressivos.
Atualmente, a indústria farmacêutica investe alto na produção dessa linha de medicamentos, e cada vez mais novos fármacos são lançados para a patologia da depressão. O Brasil, como é de se esperar está na liderança mundial em uso de antidepressivos. É de se preocupar né?
Assim uma das classes que habitualmente é muito prescrita para pacientes que apresentam sintomas de depressão, são os antidepressivos inibidores da monoaminooxidase. Estes apresentam uma interação terrível com uma substância presente em quase todos os alimentos, inclusive em quantidades maiores em queijos (e derivados) e vinhos.
Essa substância é a TIRAMINA. A palavra tiramina vem do grego tyros=queijo e amina é um radical químico derivado da amônia. Assim, tiramina= amina do queijo, e tem esse nome porque foi nesse alimento que ele foi isolado pela primeira vez.
As aminas são substâncias químicas que contribuem para o funcionamento do cérebro e dos vasos sanguíneos, podendo também estar relacionado no mecanismo da enxaqueca.
A associação de ambos, (tiramina e antidepressivos inibidores da MAO), AUMENTA muito rapidamente a PRESSÃO ARTERIAL ,podendo até mesmo levar a morte, além de crises fortes de ENXAQUECA, que deixa o paciente muito debilitado para suas funções habituais.
A seguir, segue os principais alimentos contra-indicados quando se utiliza essa classe de antidepressivos, bem como a composição desses fármacos, com seus respectivos nomes comerciais.
Faz uso de algum desses medicamentos? Então atente-se para o que temos para mostrar:
Alimentos contendo Tiramina:
- Queijos, natas, iogurtes;
- Vinhos
- Chocolates
- Carnes em conserva, salsichas;
- Bebidas alcóolicas;
- Lentilhas, amendoins, e sementes
- Cafeína, ginseng
- Produtos fermentados e frutas cítricas.
Medicamentos Antidepressivos IMAO:
- TRANILCIPROMINA - Nomes comerciais: Parnate, Stelapar
- MOCLOBEMIDA - Nomes comerciais: Aurorix
- SELEGILINA - Nomes comerciais: Elepril, Jumexil
Bom, terminamos aqui com mais um dica de interação medicamentosa. Vale lembrar que essa é uma interação do tipo fármaco-alimento, e que esses antidepressivos interagem com muitos outros medicamentos. Não pode-se esquecer deste detalhe!
Uma solução dessa interação que conversamos hoje é fazer uma adaptação alimentar e se realmente for muito difícil para o paciente deixar de consumir os alimentos que foi citado, a substituição por outra classe de medicamento pode ser saída.
Um abraço,
Lú.
Obrigada. Realmente muito útil a informação. Agora entendi porque me senti estranha ão tomar vinho, e sendo usuária de sertralina. Bjos.
ResponderExcluir