Olá,
Estamos aqui hoje para relatar uma interação medicamentosa muito importante quando estamos falando na utilização de antibióticos.
Sabemos que grande parte das pessoas que fazem uso desses medicamentos sentem mal estar gástrico. São sensações de enjoo, azia e queimação. No primeiro momento os pacientes vão correndo à procura de algo que alivie sua indisposição, e o socorro a primeira vista são os antiácidos.
Contudo, é importante salientar que essa associação DIMINUI e muito, a absorção do antibiótico, chegando numa taxa de até 70%. Isso reflete numa diminuição do efeito terapêutico do mesmo, podendo levar à uma resistência microbiana e um agravo da infecção.
Para poder amenizar os sintomas gástricos, o aconselhamento é tomar em média o antiácido no mínimo duas horas após a administração do antibiótico, já que a principal interação de ambos está no processo da absorção. Esse espaço de horas, garante que o antibiótico já tenha sido absorvido na sua taxa ideal.
Então finalizaremos aqui, mostrando os principais antibióticos e antiácidos mais prescritos e vendidos atualmente:
- Antibióticos (Nomes Genéricos): Amoxicilina, Cefalexina, Azitromicina, Tetraciclina, Levofloxacino, Norfloxacino...
- Antiácidos (Nomes comerciais): Gastrol, Mylanta Plus, Gelmax, Pepsamar, Magnésia Bisurada, Peptozil, Gastrobion...
Ficamos por aqui, fazendo lembrar que os antiácidos podem interferir no efeito de vários outros medicamentos além da classe dos antibióticos. Por isso, consulte sempre seu médico ou um farmacêutico para melhor orientá-lo.
Um abraço,
Lú.
Nenhum comentário:
Postar um comentário